Filosofia,literatura e outros...

Acerca de mim

Jornalismo U.F.Bahia/ Filosofia U.N.Lisboa/ Campeã Brasileira de Vela(Laser)/Nasci no Brasil(Bahia). Morei em Salvador, São Paulo, Cambridge, Ibiza e Lisboa.Autora de"O Caminho do Mar", Ilustração: Calasans Neto, ed.P555, Salvador-Ba,2004. Tenho três gatos:Homero, Bocage e Clarice(Lispector). Signo de Touro, ascendente em Leão, lua em Peixes.Doze e meio por cento de Sangue Índio(BR), a melhor parte de mim.

terça-feira, dezembro 25, 2007

A ambas as divindades artísticas, Apolo e Dioniso, está associada a nossa asserção de que existe no mundo grego uma monstruosa oposição, no que diz respeito à origem e aos objectivos, entre a arte do escultor, a apolínea, e a arte da música isenta de imagens, como sendo a de Dioniso; ambos os impulsos, tão distintos, caminham lado a lado, na maioria dos casos em divergência aberta um com o outro e provocando-se para criar novos nascimentos cada vez mais vigorosos, a fim de perpetuar a luta daquela oposição que a palavra comum «arte» só aparentemente supera; até que finalmente através de um miraculoso acto metafísico da «vontade» helénica, eles surgem acasalados e, neste acasalamento, acabam por gerar a obra de arte, tão dionisíaca como apolínea, da tragédia ática.

Friedrich Nietzsche



Que sirva de ensinamento a essas sérias criaturas o facto de eu estar convicto da arte como sendo a missão superior e a actividade propriamente metafísica desta vida …

Friedrich Nietzsche



…todo o artista é um «imitador», nomeadamente artista apolíneo do sonho ou artista dionisíaco do êxtase ou finalmente – como por exemplo na tragédia grega — em simultâneo artista do êxtase e do sonho.

Friedrich Nietzsche



…os Gregos, enquanto não tivermos resposta para a pergunta «o que é o dionisíaco?», continuam totalmente por conhecer, permanecendo inimagináveis.

Friedrich Nietzsche

Sem comentários: