Filosofia,literatura e outros...

Acerca de mim

Jornalismo U.F.Bahia/ Filosofia U.N.Lisboa/ Campeã Brasileira de Vela(Laser)/Nasci no Brasil(Bahia). Morei em Salvador, São Paulo, Cambridge, Ibiza e Lisboa.Autora de"O Caminho do Mar", Ilustração: Calasans Neto, ed.P555, Salvador-Ba,2004. Tenho três gatos:Homero, Bocage e Clarice(Lispector). Signo de Touro, ascendente em Leão, lua em Peixes.Doze e meio por cento de Sangue Índio(BR), a melhor parte de mim.

sexta-feira, novembro 23, 2007

O Caracol em busca da casca perdida

Para um caracol que conheço e que já gosto muito






Ao longo de um rio pedregoso vivia um caracol sem baba, porém, de barba comprida. Passava muito do seu tempo a olhar a paisagem e a pensar na natureza das coisas, enquanto saboreava deliciosas e suculentas folhas verdes que brotavam do solo fértil. Pensava tanto que a barba, para além de comprida, já estava branca.

Gostava muito das hortaliças frescas que cresciam à beira do rio. Logo após uma boa refeição deixava, temporariamente, a sua casca para se refrescar e lavar a barba. Este era um dos melhores momentos do dia! Dava alguns mergulhos para refrescar o pensamento e aproveitar o bom tempo, pois o Inverno não tardaria.








Certo dia, atraído pela movimentação dos coloridos insectos, deixou-se levar pela correnteza já fria, ao encontro de sítios desconhecidos. A aventura foi tão inesperada que o deixou desorientado.

A preocupação não durou muito, porque o lugar onde chegou era muito bonito, apesar de nebuloso, e o incentivou a um curioso passeio. Estava distante de tudo o que conhecia e tinha frio. Depois de muito andar, lembrou-se da sua casca. Deveria encontrá-la com urgência, pois fazia-se noite e não gostaria de dormir desabrigado.

As noites nos bosques são frias e húmidas.

Decidiu procurar a casca, mas também pensava em encontrar um sítio seco e protegido para passar a noite, caso não encontrasse a sua pequena casa. Para sua surpresa o que encontrou foi um caracol muito grande! Assustou-se! Era uma caracoleta!

Uma caracoleta é bem maior que um caracol. Como se a superioridade do seu tamanho não bastasse, a caracoleta olhou o pequeno caracol com desprezo. Julgara estar em presença de uma lesma e sentiu nojo daquele ser insignificante e amolecido pelo desânimo.





O pequeno caracol sem casca desculpou o insulto da caracoleta. O seu equívoco poderia derivar do facto de há muito não ter contacto com um caracol.

Depois de trocar algumas impressões, a caracoleta compreendeu estar diante de um semelhante. Então, resolveu ajudá-lo a recuperar a sua casca perdida. O bosque já estava escuro, a pouca luz existente vinha dos raios de luar que passavam por entre as folhas das árvores.

Andaram muito e, quando já pensavam em desistir, surpreenderam-se com muitas cascas arrumadas, umas ao lado das outras. Olharam-se admirados, andando por entre as cascas estacionadas, quando ouviram sons e avistaram luzes de festa numa determinada direcção. Era uma festa de caracóis!


Eles dançavam e divertiam-se para comemorar a época das chuvas. As chuvas deixam o solo fresco para fazer crescer plantas verdes e os caracóis até saem da terra de contentes!

A alegria, de algum modo, abrange todas as criaturas, ainda que nem todas possam captar o seu significado. Nestes momentos, um caracol sabe como é bom estar vivo e ser um caracol.

Esqueceram o problema da casca perdida e resolveram juntar-se, partilhando a dança e os festejos com a comunidade de caracóis. Na festa, o caracol e a caracoleta puderam conversar e saber um pouco mais um do outro.







A festa estava animada, os caracóis eram simpáticos, mas os dois reflectiram que era necessário pensar na casca perdida e encontrar uma solução.

Quando há amizade nasce a generosidade e nem os caracóis ficam incólumes. Agora que eram amigos, a caracoleta convidou o caracol a habitar a sua casca. De modo que, quando um descansava dentro da casa, o outro estava por perto, do lado de fora. Estavam alegres com a partilha alternada.

Até que, de facto, chegaram as chuvas. Para além de deixarem as plantas bem verdes, as chuvas serviam também para unir ainda mais os amigos dentro da mesma casca, ao mesmo tempo.





O caracol e a caracoleta compreenderam que ter amigos é mais importante que uma simples casca!

4 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito!
Congratulo-me por ter-te como amiga!

Anónimo disse...

Um dia ofereço-me para iloustrar um teu conto! Estou cansado da indigencia dessas imagens! Desculpa a sinceridade!

m.salles disse...

Olá Marquês! Será uma honra para mim ter teus lindos desenhos no meu conto simplório. Quando começas? Foste tu que fizeste o comentário acima?

m.salles disse...

Podes ilustrar o do Guiga de pés velozes, o que acha?