Filosofia,literatura e outros...

Acerca de mim

Jornalismo U.F.Bahia/ Filosofia U.N.Lisboa/ Campeã Brasileira de Vela(Laser)/Nasci no Brasil(Bahia). Morei em Salvador, São Paulo, Cambridge, Ibiza e Lisboa.Autora de"O Caminho do Mar", Ilustração: Calasans Neto, ed.P555, Salvador-Ba,2004. Tenho três gatos:Homero, Bocage e Clarice(Lispector). Signo de Touro, ascendente em Leão, lua em Peixes.Doze e meio por cento de Sangue Índio(BR), a melhor parte de mim.

terça-feira, julho 31, 2007

QUAL O SEGREDO DA NATUREZA?




O Jardim mais bonito da aldeia era também muito pequenino. Era o local preferido das crianças. Florisvaldo, o jardineiro, já estava muito velho e ao longo dos anos, cultivou o bom gosto. E nisto ele era excelente!

O que é um jardineiro?

Uma pessoa que rega as plantas com regularidade. Isto também a chuva faz… Aquele que revolve a terra para que as raízes possam desempenhar melhor a sua função de procurar água e minerais. Revolver a terra também fazem as toupeiras, as minhocas…

Um jardineiro será também aquele que poda, que tira as folhas secas e corta os ramos estragados, para que as flores possam desabrochar.

Um jardineiro é, sobretudo, aquele que conhece todas as suas flores e Florisvaldo cumprimentava-as todos os dias. O BOM DIA era a atitude importante para transformar as suas flores nas mais vivas e mais fortes de toda a aldeia.



As pessoas crescidas também gostavam de lá ir passear, ler, respirar bom ar, ou simplesmente estar um bocado, antes ou depois do trabalho. As crianças brincavam “às escondidas” por entre os arbustos, enquanto as borboletas prolongavam a beleza das flores, desenhando no ar figuras abstractas de alegria.


A alegria, como uma expressão de harmonia entre as pessoas, flores e bichos, fazia do pequeno jardim o lugar mágico da aldeia.

Não havia ninguém que conseguisse permanecer triste naquele sítio. O perfume dos lírios penetrava os sonhos das pessoas e, quando elas sonhavam livremente, com a ajuda da natureza, passavam a conhecer-se melhor. O poder do sonho fortalece o espírito e é no retorno à realidade que isto se verifica.

O jardineiro adorava trabalhar entre as flores, tão suaves e perfumadas! Mas, apesar da saúde que elas poderiam oferecer, Florisvaldo começou a sentir um cansaço inevitável. A idade já era avançada.

Florisvaldo adoeceu e, durante uns tempos, não pôde continuar a cuidar e cumprimentar as suas flores. As margaridas, os crisântemos , as rosas, lírios e jasmins começaram a perder a força e a cor da beleza viva.



O local mais bonito do lugarejo corria grande perigo!

Era vital salvar o jardim!

Aquele lugar não era apenas um jardim bonito onde se ia passear ou brincar. Era, para além de tudo, um lugar encantado, que devolvia a harmonia a todos os seres.

As crianças descobriram onde morava o jardineiro e os adultos acompanharam-nas. Os mais pequeninos deram-lhe beijos e os crescidos alimentos e afecto.


Em pouco tempo Florisvaldo recuperou a saúde e pôde, então voltar ao cuidado do seu jardim. As flores logo arrebitaram ao sentir a generosidade da sua presença. Os pássaros chilreavam com vôos rápidos ao redor do jardineiro.

Uma pequena nuvem, para mostrar o seu carinho e bom humor, mandou-lhe um pouco de chuva. O sol sorriu em intensos raios prontamente, e o pequeno jardim voltou a ser o que era, e ainda mais frequentado!

As crianças estavam muito atentas, enquanto os adultos perguntavam pelo belo segredo da natureza. Todos compreenderam, com a ajuda do jardineiro, que a beleza é eterna enquanto existe reconhecimento.

Vive-se o reconhecimento na alegria que sentimos quando comunicamos com as flores, como faz Florisvaldo.


As flores fazem-nos o favor de trazer o belo para bem perto de nós e, amando-as, permitimos que elas continuem belas.

Sem comentários: