Filosofia,literatura e outros...

Acerca de mim

Jornalismo U.F.Bahia/ Filosofia U.N.Lisboa/ Campeã Brasileira de Vela(Laser)/Nasci no Brasil(Bahia). Morei em Salvador, São Paulo, Cambridge, Ibiza e Lisboa.Autora de"O Caminho do Mar", Ilustração: Calasans Neto, ed.P555, Salvador-Ba,2004. Tenho três gatos:Homero, Bocage e Clarice(Lispector). Signo de Touro, ascendente em Leão, lua em Peixes.Doze e meio por cento de Sangue Índio(BR), a melhor parte de mim.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Qual o diferencial do homem?

Querem, por força, reduzir o homem aos encantos do poder e do entretenimento. Que mais poderemos pensar de uma sociedade sem a aprendizagem das estruturas e do rigor do pensamento, pela palavra articulada? Sem a filosofia, num mundo empurrado para a ambição económica e catalizado pela velocidade informática, sem o longo aprendizado da liberdade e a consciência dela, com que alternativas ficamos? Foi sobre derivações e posições originárias destas perplexidades, que um grupo de defensores da Filosofia, como disciplina fundamental no ingresso à Faculdade, se reuniu no auditório da Universidade Nova de Lisboa, dia 15 de dezembro. À mesa estavam meus professores José Gil e Maria Filomena Molder, como moderadora. Havia também outros representantes de outras áreas, como o médico João Lobo Antunes, um matemático, uma representante do Direito, um físico, uma antropóloga...Acho bem reflectir sobre o assunto, pois a pergunta a fazer é: qual o próximo passo? qual a próxima subtração na dignidade e no direito do homem? Saí do Brasil, vítma da deslocação do estudo da Filosofia e também na Europa a seca mental acaba por se configurar. Nessa época o Brasil sofria uma ditadura militar e já sabemos que os militares pensam apenas estratégica e tacticamente...Se houve generais pensadores, não pensavam no momento do gatilho, da tensão do arco, no arremesso da lança, no cortar da espada...
ACRESCENTO:Não tenho nada contra a ambição e o poder, o que me preocupa são as acções e intenções a ter quando lá se chega. A Ética é fundamental!

Sem comentários: