Filosofia,literatura e outros...

Acerca de mim

Jornalismo U.F.Bahia/ Filosofia U.N.Lisboa/ Campeã Brasileira de Vela(Laser)/Nasci no Brasil(Bahia). Morei em Salvador, São Paulo, Cambridge, Ibiza e Lisboa.Autora de"O Caminho do Mar", Ilustração: Calasans Neto, ed.P555, Salvador-Ba,2004. Tenho três gatos:Homero, Bocage e Clarice(Lispector). Signo de Touro, ascendente em Leão, lua em Peixes.Doze e meio por cento de Sangue Índio(BR), a melhor parte de mim.

quinta-feira, novembro 23, 2006

Quem escondeu o tempo da amizade?

Que género de frustação poderá degenerar um carácter numa índole perversa? Divertir-se em enganar alguém é, ao meu ver, uma espécie de baixa estima, mascarada de auto estima. Só uma pessoa que não conheceu o amor, não será suficientemente simples e capaz da generosidade, ao ocupar-se com jogos de manipulação, para colmatar uma carência, mascarar uma inferioridade... A pergunta a fazer seria: O que é que se esconde quando alguém mostra-se naquilo que decide mostrar-se? Que vazio leva uma pessoa a errância, preterindo a amizade, a construção?
O vazio é uma sensação de nada haver, sem a possibilidade de rasgo de futuro, traz a angústia e , porventura, a borda do desespero. A salvação estará algures entre a Ética e a Estética, entre a amizade e a arte, na filosofia e na poesia, sem descurar a realidade, possibilidade do desvelamento da verdade, oferecida na relação. Só há amizade entre iguais, diria Aristóteles, e disse bem, todo o resto seria uma espécie de benevolência de alguma das partes. "Uma alma em dois corpos", é a imagem que o filósofo apresenta e eu tanto gosto!

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi Maria, acabo de ver o seu blog, só dei uma vista de olhos, depois leio mais... isto de internet café é um bom negócio. Aquando do meu luto pelo André eu escrevi

Que nenhum amor seja dado
aquele que não arrisca

Bjs

m.salles disse...

Lindo!O risco... você fala muito bem ao lembrar-me. Eu não me importo de me arriscar pelo amor...Não saberia dar-lhe as costas e você é meu amigo e já percebeu que tanta filosofia é e será para aguentar com um pouco de lastro, o resto é escorar e manter um bordo, encarar as rajadas,..., velejando...eu acho que ...